Como a monitoração remota pode agilizar a resolução de problemas em data center?

Acidentes em Data Centers podem acontecer a qualquer momento: final de semana, feriado ou mesmo de madrugada, pelos mais diversos motivos. Segundo uma pesquisa feita pelo Ponemon Institute com 63 Data Centers dos EUA, o custo médio de uma interrupção é de US$ 740.357 - prejuízo que pode ser até fatal para o negócio. São vários os sinistros a que um Data Center está exposto, principalmente em horários em que o prédio está fechado: um apagão e o gerador que não entra, uma falha na climatização ou na UPS (Uninterruptible Power Supply, também conhecido como no-break), um pequeno incêndio, um vazamento de encanamento, as possibilidades são inúmeras. O sinistro, quando ocorre durante a madrugada ou um feriado, é mais crítico, pois pode não ser detectado de imediato, e isso pode gerar sérios prejuízos financeiros como, por exemplo, a perda de equipamentos e dados e prejuízos para a operação do negócio, como no caso de um site de vendas, que precisa funcionar 24h.

O ideal, então, é monitorar o ambiente em todos os horários e dias da semana. Mas, contratar e manter uma equipe residente] para fazer essa atividade vai custar bastante para os cofres da empresa.

Uma opção mais econômica e igualmente eficiente é realizar a monitoração remota do Data Center. Mas, como a tarefa é de grande importância e responsabilidade, é necessário encontrar uma empresa de confiança para executar o serviço.

Quer saber mais sobre problemas no Data Center, monitoração remota e como escolher o melhor fornecedor que possa te dar tranquilidade na monitoração em todos os horários? Continue lendo este post!

**1 - Por que um Data Center tem problemas?

As principais causas de acidentes em Data Center, segundo o Ponemon Institute, estão relacionadas a:

  • Falha do sistema UPS - 25%

  • Erro humano - 22%

  • Falhas relacionadas à climatização (como superaquecimento do ambiente) - 11%

  • Questões ambientais externas - 10%

  • Falha no gerador - 6%

  • Falha nos equipamentos de TI - 4%

Para minimizar que este tipo de falha ocorra, é preciso contar com um serviço de manutenção 24x7 para o Data Center. Porém, mesmo a manutenção 24x7 demanda que o cliente avise a empresa que houve um problema para que as equipes possam agir. Um serviço eficiente que elimina esse tempo até o cliente ligar para a manutenção e agiliza o atendimento, principalmente em fins de semana, feriados e madrugadas, é a monitoração remota.

**2- Conheça os benefícios da monitoração remota

Confira, abaixo, as vantagens de adotar uma monitoração remota especializada:

  • Agilidade em resolver problemas mesmo de madrugada, em feriados ou finais de semana;
  • Equipes são enviadas para resolver problemas na hora exata em que qualquer alarme for detectado;
  • Solução extremamente mais econômica que contratar uma equipe residente;
  • Os links, a central e até os atendentes da central são redundantes,o que evita qualquer queda na monitoração;
  • Você conta com toda a infraestrutura e experiência da empresa de manutenção, com equipes próprias, especializadas e com bases espalhadas em todo o Brasil;
  • Serviço prestado com qualidade certificada ISO 9001 e ISO 20000.
  • Agora que você já aprendeu a importância e os benefícios da monitoração remota, o próximo passo é começar a pensar na escolha do parceiro ideal para este tipo de serviço. Continue lendo!

**3- Características essenciais de um fornecedor de monitoração remota

O primeiro ponto a ser considerado na seleção da empresa que vai desempenhar esta tarefa é a confiança. Ela precisa ser especializada na realização da monitoração remota e manutenção para Data Centers. Uma excelente forma de atestar a qualidade do trabalho da empresa é ter acesso a cases e referências.

Sua grande experiência será capaz de garantir todo o SLA (Acordo de Nível de Serviço) no atendimento de primeiro, segundo e terceiro nível para resolução de possíveis problemas e ocorrências. Para atestar a qualidade dos serviços prestados pelo fornecedor, verifique se ele é certificado ISO 9001 e ISO 20000, e que disponha de mão de obra própria e especializada, preparada e de plantão para resolver no menor tempo possível qualquer tipo de chamado.

A empresa de manutenção para Data Centers que oferecer a monitoração remota da infraestrutura deverá ter uma central integrada de monitoramento 24x7. Essa central deverá monitorar em todos os horários, em tempo real, a infraestrutura do Data Center.

Toda a comunicação entre a central e o ambiente monitorado deve ser feita por meio de links dedicados e redundantes. Assim não há perda de sinal caso um alarme seja acionado.

Não espere o dia seguinte pra cuidar de uma urgência. Utilize soluções como a monitoração remota da infraestrutura do seu Data Center para resolver qualquer problema de forma imediata!

Tem dúvidas? Entre, agora mesmo, em contato com a Aceco TI.

#Monitoramento 24x7
#Monitoramento remoto de data center
Compartilhe:
Política de Privacidade
Termo de utilização
Política de Cookie
Mapa do site
© 2019 Aceco TI. All rights reserved