Telefones

Mudança de Data Center: como garantir que tudo ocorra bem durante este processo

Nos próximos meses, seu Data Center vai ter que mudar de lugar, seja por uma mudança de endereço ou pela construção de um ambiente maior e mais moderno. A notícia é boa e mostra o crescimento da companhia. Porém, tem um ponto que merece atenção: como será feita a migração do Data Center de um local para o outro?

A movimentação de um Data Center é uma missão crítica. Qualquer falha pode comprometer a segurança e a disponibilidade dos sistemas. Por isso, é fundamental planejar em detalhes a mudança e contar com uma equipe que tenha conhecimento e vivência nessa etapa.

 

A quem entregar a responsabilidade da migração do Data Center

Mover equipamentos (hardware) e sistemas (software)  é uma tarefa delicada e de risco. Não dá para entregar essa missão para qualquer fornecedor. É preciso contar com o apoio de uma empresa que tenha uma metodologia comprovada em centenas de movimentações de Data Center e que esteja em atuação há muitos anos.

Para o sucesso no moving do Data Center é preciso priorizar a perfeita integração entre a equipe de movimentação e a de obra, que trabalham desde a construção do Data Center, planejando e trocando conhecimento para tornar a futura movimentação mais segura e prática.

Afinal, o desafio em si é muito mais do que mover equipamentos, o moving implica em preservar dados, testar procedimentos e garantir o retorno à normalidade sem downtimes inesperados.

Ao entregar o serviço de movimentação do Data Center para uma empresa sem a experiência necessária, você pode, por exemplo, perder dados, ter equipamentos danificados, conexões erradas, enfim: diversos riscos à continuidade da operação Tudo isso ocasiona um enorme prejuízo para a empresa.

Um bom fornecedor vai dividir o moving do Data Center em etapas:

Etapa em que todos os detalhes serão analisados, identificados, catalogados em documentação apropriadas e previstos, para que não haja riscos aos dados e sistemas, e consequente prejuízos financeiros inestimáveis.

# Movimentação de origem: Antes de iniciar o processo de mudança, ainda no local, a equipe realiza a análise da execução dos backups necessários, faz a identificação de todos os equipamentos, interface, cabos e conexões, shutdown dos equipamentos, retira os equipamentos e faz a limpeza especializada e externa. Além disso, também ocorrerá a desmontagem dos trilhos e racks, embalagem com isolamento térmico e transporte e acompanhamento especializado com seguro e escolta armada.

# Movimentação de destino: Ao chegar no novo espaço físico, a equipe de moving providencia a preparação de corredores, realiza a movimentação especializada em equipamentos sensíveis, desembala, posiciona os racks e monta os trilhos e equipamentos. Também nesta etapa são feitas as conexões elétricas e lógicas, power-on, testes de funcionalidade física e acompanhamento dos testes de funcionalidade dos aplicativos, além da organização e documentação do cabeamento.

# Pós-Moving: Para garantir a eficiência e qualidade do processo, a equipe permanece no local por um período determinado e realiza a entrega de documentação, como por exemplo, desenhos, topologia, plantas baixas, mapa das conexões e fotos.

Outro ponto importante é avaliar se a empresa escolhida tem à disposição todas as documentações (plantas, bayfaces dos racks e planilhas de controle de conexão) para fazer um acompanhamento rigoroso da migração.

Avalie todos esses pontos antes de definir o fornecedor de moving do Data Center e tenha a certeza que seus dados e sistemas estarão protegidos.

New Call-to-action

Compartilhe agora na sua rede preferida

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

New Call-to-action