Telefones

Equipe residente x monitoração remota: como estar atento a alarmes no Data Center 24x7?

equipe-redisente-monitoracao-remota-como-estar-atento-a-alarmes-no-data-center-24x7

Quem está vigiando o seu Data Center durante a madrugada, fins de semana ou feriados? Se você não possui técnicos residentes prontos a agir nestes períodos,  caso ocorra um problema, provavelmente: ou um alarme será enviado para o celular do gestor do Data Center, mas pode ser que ele não veja a mensagem imediatamente; ou um vigia noturno vai ouvir o alarme e ligar para o gestor, mas ele não é especializado para lidar com o problema e, normalmente, faz grandes turnos pela empresa, pode demorar até que ele esteja passando pelo local do alarme; ou, o pior, ninguém vai ouvir, só perceberão o que houve no dia seguinte ou depois do fim de semana.

Como garantir que o alarme seja detectado no momento que ocorre e uma equipe resolva o problema imediatamente? O ideal é ter uma equipe residente, mas isso pode ser muito caro. Seriam necessários, por lei, no mínimo quatro profissionais atuando em revezamento, isso porque cada Técnico só pode trabalhar, no máximo, 12 horas, e depois disso precisa descansar no mínimo 36 horas (escalas de 12x36 horas).

Como opção, algumas empresa oferecem uma solução muito boa em termos de custo/benefício: a monitoração remota.

Neste post você vai aprender as vantagens de realizar a monitoração remota do seu Data Center, como também entender as diferenças entre manter uma equipe residente ou optar pela monitoração remota e como escolher um fornecedor desse tipo de solução.

#1- Por que realizar a monitoração remota?

Todos os dias, ambientes de missão crítica como o da sua empresa estão sujeitos a sofrer paradas súbitas e interrupções. Elas podem causar grandes perdas financeiras, além de abalar a sua credibilidade.

Agora imagine que seu Data Center, às 3 horas da manhã do sábado de Carnaval, para de funcionar. O alarme tocará, mas, para ser avisado, você precisará ter contratado um serviço de envio de SMS que alerte sobre a falha. Porém você viajou para um local onde o celular não tem sinal. Só descobrirá que o problema ocorreu quando a rede for restabelecida - seu pior pesadelo se tornará realidade e poderá ser tarde demais.

Para não correr nenhum perigo, uma solução eficiente e econômica é a monitoração remota do ambiente. É importante que o seu fornecedor de manutenção 24x7 para o Data Center forneça também esse serviço. A monitoração é feita por uma central que visualiza - 24 horas por dia e sete dias por semana - alguns parâmetros do seu Data Center. Caso algo aconteça, a central enviará imediatamente uma equipe ao local para averiguar e resolver o problema.

#2- Como funciona a monitoração remota?

A conexão é feita por meio de um link seguro, separado da rede local - e caso ele caia, há redundância. Nenhuma informação é comprometida, visualizada ou compartilhada por terceiros. Em uma ação simples, a central passa a monitorar seuData Center sem interrupções.  

Os profissionais que atuam na central de monitoração são altamente especializados e  constantemente treinados. A equipe está atenta a todos os parâmetros monitorados, que são definidos por você, como temperatura e umidade, gerador, UPS e detecção de incêndio, entre outros.

Caso qualquer sinal de alteração seja percebido, automaticamente todas as medidas são tomadas com rapidez. Tudo seguindo um roteiro que é previamente definido com  você. Em termos de custo/benefício, é muito mais interessante que contratar uma equipe residente.

Em resumo: a monitoração remota do Data Center é muito mais econômica do que a contratação de uma equipe residente e bastante eficaz.

#3- Características essenciais de um fornecedor de monitoração remota

Agora que você já conhece todos os detalhes do funcionamento e também as vantagens da monitoração remota, é hora de começar a analisar os diferentes players do mercado e assim encontrar uma empresa de confiança para realizar esse serviço.

Monitorar toda a infraestrutura que compõe o seu Data Center é um assunto sério, uma grande responsabilidade. Em primeiro lugar, seu parceiro precisa ser especialista nesse tipo de serviço e garantir todo o SLA (Acordo de Nível de Serviço) na resolução de possíveis problemas e ocorrências.

Confira, abaixo, outras quatro características importantes que o fornecedor escolhido precisa ter:  

1- Central integrada de monitoramento 24x7

Por meio de uma central integrada de monitoramento, uma equipe técnica acompanhará em tempo real a infraestrutura do Data Center, diminuindo o tempo de resposta para eventuais ocorrências.

Não só a central deve ser redundante (deve ter backup total e um local físico disponível para dar continuidade à monitoração em caso de queda), mas também os profissionais que fazem o monitoramento: devem ser no mínimo dois em qualquer hora, em qualquer dia;

2-Equipes e a infraestrutura de atendimento;

Seu parceiro precisa ter uma equipe que possua uma infraestrutura disponível a qualquer hora. Seus integrantes precisam ser extremamente especializados e preparados para atender a qualquer tipo de chamado.

Seu fornecedor deve possuir equipes de manutenção próprias e em plantão 24x7 para atender aos chamados. Esta equipe deve ser extremamente especializada nas diversas disciplinas relacionadas à infraestrutura de TI;

3-Criar links dedicados e redundantes com o objetivo de não perder o sinal dos alarmes

Para garantir uma comunicação redundante são utilizadas duas redes de dados distintas, com links dedicados. As operadoras e os meios de transmissão também são distintos, e a rede de monitoramento é independente da rede local;

4-Trabalhar com SLAs de atendimento

Uso de SLA (Acordo de Nível de Serviço) no atendimento de primeiro, segundo e terceiro nível para resolução de possíveis problemas e ocorrências. O fornecedor deve acordar em contrato com você em quantas horas deve chegar ao local em caso de sinistro. O não cumprimento da SLA deve incorrer em multas para o fornecedor.

Se você trabalha com informações de missão crítica, coloque na ponta do lápis o quanto tem a perder em não monitorar seu Data Center em horários em que o prédio está vazio e qual solução lhe atende melhor em termos de custo / benefício.

e

Compartilhe agora na sua rede preferida

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

eBook_contrucao-de-data-center
New Call-to-action

Posts Recentes