Telefones

Data Center próprio ou terceirizado: Em que situação optar por cada solução

data center.jpg

Investir em infraestrutura de TI é essencial para otimizar a operação de empresas de diferentes segmentos e portes. Por isso, o setor de Data Center está entre os que vêm recebendo esses investimentos, tendo apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com os dados apresentados pela Frost & Sullivan, o mercado de Data Centers latino-americano gerou $2.87 bilhões em 2016 e deve alcançar a marca de $4.37 bilhões em 2021.

O aumento do volume de informações obriga empresas de diferentes segmentos e portes a definir onde abrigar esses dados. Entre as opções oferecidas pelo mercado, estão: construir um Data Center próprio, hospedar os servidores em um Data Center externo (outsourcing) ou contratar um serviço de cloud. Fica a pergunta: Existe uma melhor opção? A resposta é: Varia de empresa para empresa. E uma mesma empresa pode adotar as três soluções para diferentes tipos de informação.

 Data Center próprio ou terceirizado

Se construir um Data Center próprio, hospedar os servidores em um serviço de Outsourcing ou investir em uma plataforma em nuvem são os dilemas vividos pela sua equipe de TI, é preciso avaliar com cautela a situação da empresa e suas necessidades atuais. Todas essas soluções podem ser adotadas (inclusive, é possível utilizar mais de uma), mas é preciso levar em consideração dois fatores importantes: a criticidade da sua operação e a verba disponível.

Quando o ambiente possui missão crítica diretamente relacionada à sobrevivência do negócio - ou seja, quando não pode existir absolutamente nenhum risco de informações sigilosas serem perdidas ou tornarem-se públicas - recomenda-se a construção de um Data Center próprio. Os ambientes de missão crítica exigem recursos computacionais estáveis e seguros, que sejam capazes de garantir a alta disponibilidade do sistema para evitar a paralisação dos serviços ou perda de dados. Por esse motivo, é necessário que o local seja projetado especialmente para armazenar e tratar dados críticos e operações complexas.

Caso essa seja a realidade da sua organização, a construção de Data Centers modulares indoor ou outdoor são as melhores alternativas, pois esses espaços são projetados com a finalidade de abrigar exclusivamente equipamentos de TI, telecomunicações, dados, voz e imagem, além de prover os níveis de segurança e redundância necessários para garantir a alta disponibilidade do sistema.

New Call-to-action

Em relação aos modelos de terceirização disponíveis no mercado, muito tem se falado sobre o Cloud Computing.

Como o Cloud Computing ainda está chegando à América Latina, não é possível aplicá-lo em larga escala por questões técnicas, pois não há banda suficiente para a demanda. Por isso, na maioria dos casos, ele é usado para hospedar os dados menos críticos das empresas. Essa mesma precaução com a missão crítica deve existir quando houver a intenção de se contratar um serviço de Outsourcing.

Agora, quando abordamos as implicações financeiras, é preciso planejar e levar em conta a duração do projeto. Inicialmente, a terceirização pode aparentar ser mais econômica. Entretanto, ao longo do tempo, o investimento em um ambiente próprio será mais baixo do que os custos recorrentes gerados pelo Outsourcing e pela nuvem.

Em ambos os casos, não é necessário se preocupar com o aumento da demanda, pois o seu Data Center poderá acompanhar o crescimento da sua empresa. Ao optar pela infraestrutura própria, o método de construção modular permite que você atenda às necessidades atuais, mas esteja preparado para expansões futuras. Já a terceirização garante elasticidade por possibilitar a contratação sob demanda.

Compartilhe agora na sua rede preferida

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

eBook_contrucao-de-data-center
New Call-to-action

Posts Recentes