Telefones

Conheça os tipos de Data Center e suas aplicações

Com a evolução tecnológica, a construção de um Data Center se torna cada vez mais mais complexa, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

Afinal, uma falha neste ambiente pode cobrar um preço muito alto para a organização. Normalmente, as falhas ocorrem por problemas relacionados à infraestrutura (elétricos, conectividade e climatização) ou por conta de ameaças físicas (incêndios, vazamentos de água, fumaça e gases corrosivos).

Para preparar os Data Centers para crescer e evitar gastos desnecessários, empresas costumam adotar conceitos modulares à construção dos ambientes. Data Centers modulares são construídos do tamanho da operação atual da empresa e são preparados para crescer conforme o aumento da demanda. As paredes, piso e teto são formados por painéis modulares, que protegem o ambiente e permitem sua ampliação quando necessário ou sua mudança para outro local.

Os Data Centers modulares podem possuir diversas configurações. As mais utilizadas são painéis modulares, que possuem dois níveis de proteção: Corta-Fogo e Sala-Cofre.

Os painéis corta-fogo apenas barram a chama por 90, 120 ou 180 minutos no caso de um incêndio. Porém, não barram a transmissão de calor para o interior do ambiente. Portanto, não garantem a integridade dos equipamentos diante de incidentes e também não atendem os limites de 75oC e 85% de umidade relativa do ar estabelecidos na NBR 11515. A norma diz que, se a temperatura e a umidade do ambiente ultrapassarem esses limites, o hardware começa a sofrer deformações e pode ter perdidas as informações nele contidas.

A única solução que garante que, em caso de incêndio, os limites de temperatura e umidade ficarão dentro dos limites de emergência descritos na NBR 11515 é a Sala-Cofre. Construída de forma estanque, a Sala-Cofre protege o Data Center contra todos os tipos de ameaças físicas.

 

Conheça os 4 tipos de Data Center modulares

Os Data Centers modulares podem ser também classificados segundo sua aplicabilidade:

 

1 - Data Centers em Edifícios de missão crítica



Esse tipo de Data Center é usado para ambientes que necessitam armazenar e tratar dados críticos e operações complexas. São edifícios exclusivos e dedicados inteiramente para o Data Center e outros ambientes de tecnologia da informação.

São projetados para abrigar equipamentos de TI, telecomunicações, dados, voz e imagem, além de prover os níveis de segurança e redundância necessários para garantir a alta disponibilidade das operações.  

A modularidade nos Data Centers construídos em edifícios de missão crítica é aplicada à infraestrutura de TI do prédio como um todo: ele é construído segundo a demanda atual e preparado para expansões futuras.

 
2 - Data Centers em Edifícios multidisciplinares

Quando um Data Center é construído em um edifício de escritórios convencional, compartilha o espaço com ambientes e pessoas que representam potenciais ameaças físicas.

Em edifícios convencionais há banheiros, cozinhas, documentos em papel, ou seja: A chance de vazamentos e pequenos incêndios ocorrerem é presente. Além disso, a alta circulação de pessoas aumenta muito o risco de acesso indevido e roubo.

Por conta disso, recomenda-se que a segurança física de Data Centers modulares construídos em edifícios multidisciplinares seja maior. A solução Sala-Cofre é indicada para este tipo de ambiente, justamente por ser certificada e garantir a proteção contra os riscos físicos citados.

 

3 - Data Centers Modulares Outdoor

Quando uma organização não possui espaço interno adequado para construir seu Data Center, mas pretende que este seja definitivo e tenha as mesmas características do ambiente indoor, pode ter como opção um Data Center Modular Outdoor.

Algumas empresas optam por containers como soluções outdoor. Porém, containers marítimos não são ideais para se construir um Data Center. Data Centers construídos em containers não possuem espaço interno adequado: são estreitos, dificultam a manutenção e operação do ambiente. Além disso, são estruturas inflexíveis: ou têm 20 ou 40 pés de comprimento apenas. Apesar de serem vendidas como soluções modulares, não são o cenário ideal, pois nesses projetos o espaço externo e interno precisam se adaptar ao tamanho do container, e não o contrário.

Já os Data Center Modulares Outdoor possuem toda a infraestrutura e benefícios de um Data Center modular indoor: se adequam a qualquer espaço necessário, possuem espaço interno adequado para manutenções e podem ser ampliados de acordo com a necessidade do cliente, sem a interrupção das operações. Os Data Centers Modulares Outdoor recebem uma proteção especial que permite que sejam expostos ao tempo. Podem ser construídos com painéis corta-fogo ou ter a proteção certificada da Sala-Cofre.

New Call-to-action

4 - Retrofits

Muitas empresas possuem Data Centers obsoletos e que normalmente consomem muita energia. Estes ambientes podem ser revitalizados e atualizados em sua infraestrutura, proporcionando assim maior eficiência e economia. Podem também ter sua segurança ampliada com a adoção de painéis corta-fogo ou Salas-Cofre.

É importante, no momento de construir ou reformar um Data Center, contratar um especialista para avaliar a criticidade das operações e informações a serem protegidas, assim como questões voltadas a espaço, continuidade e segurança. É dessa forma que se define qual o modelo mais adequado para construir seu Data Center.

Compartilhe agora na sua rede preferida

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

eBook_contrucao-de-data-center
New Call-to-action