Telefones

Como obter eficiência energética em seu data center

aquecimento data center.jpg

Sabia que um único Data Center pode consumir uma quantidade de energia equivalente a milhares de residências?

Por isso, a eficiência energética é um fator de extrema relevância, especialmente se a infraestrutura do Data Center estiver localizada em um país como o Brasil, onde o custo da energia elétrica é altíssimo: atarifa industrial é a 14ª mais cara e a 7ª com maior carga tributária do mundo, segundo o estudo comparativo de tarifas de energia elétrica realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) em 28 países.

Como as empresas estão sempre em busca de redução de custos e ganho de competitividade - o que se intensifica durante os períodos de instabilidade econômica - fica fácil entender a importância de se obter o melhor desempenho de um Data Center com o menor gasto de energia possível. Cada watt economizado conta!

 New Call-to-action

 

Plano de eficiência energética para Data Centers

Dificilmente conseguimos alcançar a máxima eficiência em qualquer atividade sem um plano estratégico. Quando falamos em economia de energia elétrica, não é diferente. Existem diversos fatores que influenciam diretamente no consumo energético de um Data Center, como: localização, arquitetura do edifício, materiais utilizados na estrutura, equipamentos escolhidos, etc. Logo, a busca por economia deve iniciar-se ainda na fase do projeto.

Sempre que possível, escolha regiões com condições climáticas mais amenas para a instalação do Data Center. Os materiais utilizados na construção também devem ser de qualidade e os equipamentos, de última geração: servidores com múltiplos núcleos, arquitetura moderna e virtualização das aplicações. Os sistemas elétrico e de refrigeração também merecem atenção especial, pois seus equipamentos devem ser escolhidos criteriosamente, levando sempre em consideração a eficiência energética.

Assim como em qualquer projeto, optar pela utilização dos melhores materiais e das máquinas mais modernas pode exigir um investimento inicial mais elevado. Contudo, o foco das empresas deve ser o retorno sobre o investimento e os baixos custos operacionais. A diferença no valor investido no início certamente será recuperada pela economia gerada a médio e longo prazo.

Caso a sua companhia já possua um Data Center ou mesmo após a implantação de um projeto, ainda existem várias medidas que podem ser tomadas para economizar energia. O primeiro passo é calcular o PUE (Power Usage Effectiveness) e verificar a eficiência energética do ambiente.

Essa métrica é obtida dividindo-se o consumo total de energia (toda a infraestrutura para a operação do Data Center como ar condicionado, iluminação, perdas no sistema elétrico em transformadores, cabos, sistemas de fornecimento ininterrupto de energia - UPS) pelo consumo de energia dos servidores de TI e Telecom, ao longo de 12 meses completos de operação.

Em geral para reduzir a energia consumida pela infraestrutura do Data Center, as atenções devem ser voltadas principalmente para o sistema de climatização, que pode ser considerado o grande vilão do consumo energético depois dos próprios servidores. Para se aumentar a eficiência, existem várias técnicas que devem ser verificadas caso a caso.

Outros itens que permitem a redução do consumo de energia são a  iluminação, UPS de alta eficiência, a virtualização dos servidores e utilização de servidores mais modernos com maior eficiência.

Finalmente, não se pode esquecer da manutenção constante, fundamental não só para a eficiência energética como para a segurança operacional do Data Center. No caso dos equipamentos de climatização, por exemplo, seu rendimento pode ser reduzido ao longo do tempo devido ao acúmulo de sujeira. Por isso, a limpeza e a substituição de alguns itens periodicamente se fazem necessárias para restabelecer a capacidade original de troca térmica e, consequentemente, a eficiência dos mesmos.

Compartilhe agora na sua rede preferida

Posts Relacionados

There are no related posts

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

eBook_contrucao-de-data-center
New Call-to-action