Telefones

Como escolher um fornecedor de manutenção para Data Center?

como-escolher-um-fornecedor-de-manutencao-para-data-center

Data Centers mal mantidos estão sujeitos a paradas, o que pode ter graves consequências para o faturamento da empresa, mas, principalmente, para a sua imagem.

Qual seria então o impacto se ele parasse? Melhor nem pensar. Afinal, o investimento feito em um Data Center pode ser perdido se ele não for bem mantido.

Qualquer empresa que lida com alguma missão crítica, ou seja, informações vitais à sobrevivência da empresa, precisa ter um serviço de manutenção 24x7 para seu Data Center. E quem constrói o Data Center não precisa ser necessariamente quem faz a manutenção.

É frequente uma empresa contratar uma empresa para projetar e construir seu Data Center e não ficar plenamente satisfeita com o resultado. Esta empresa precisa buscar no mercado um fornecedor qualificado para cuidar da manutenção do ambiente, já que são grandes os riscos a que está exposto.

Veja, neste post, porque a manutenção 24x7 é necessária, independente de quem construiu seu  Data Center.

1- Fornecedor de manutenção de Data Center: qual escolher

Manter o Data Center bem mantido é decisivo para a operação do seu negócio. Muitas empresas já tiveram graves problemas em sua estrutura de TI por não contar com profissionais especializados em manutenção.

Como dissemos: quem constrói o Data Center não precisa necessariamente fazer a manutenção. O importante é o fornecedor ser qualificado para tal.

A empresa que construiu o ambiente pode não ser qualificada para prestar um serviço de manutenção 24x7. Algumas empresas não são nem qualificadas para projetar e construir Data Centers, mas fazem isso.

O fornecedor de manutenção para Data Centers precisa ser especialista neste tipo de serviço. Assim, para escolhê-lo, é necessário que ele obedeça a pelo menos quatro critérios importantes:

#1 - Ter qualidade do serviço certificada

A empresa precisa ter certificações como as ISO 9001 e ISO 20000 de qualidade dos serviços prestados;

#2 - Prestar atendimento 24×7

Ter equipes de plantão qualificadas e treinadas em toda a sua área de atuação para atender chamados tanto no horário comercial quanto fora dele: noite, madrugada, finais de semana e até feriados;

#3 - Contar com equipes próprias

Elas podem ficar alocadas na sua empresa ou em unidades móveis. São colaboradores da própria prestadora de serviço (e não terceirizados), que foram treinados e são qualificados;

New Call-to-action

#4 - Ter especialistas em todas as áreas da manutenção

Ao invés de contratar múltiplas empresas para cuidar da elétrica, segurança, UPS ou gerador, o ideal é contratar apenas um fornecedor que tenha experiência em cuidar de 100% da infraestrutura do Data Center.

Isso vai garantir:

  • Maior agilidade no gerenciamento caso aconteça alguma intercorrência, já que apenas um responsável será contactado;

  • Acabar o ‘jogo de empurra’ de responsabilidades entre os fornecedores;

  • Todas as ações serão realizadas de forma integrada. Por exemplo: o responsável pela manutenção elétrica sabe as consequências que haverá na climatização, e assim por diante.

#5 - Manutenção preditiva, preventiva e corretiva

Durante todo o ciclo de vida do Data Center devem ser tomadas tomadas todas as medidas para que nenhum problema ocorra. Conheça os principais tipos de manutenção:

  • Manutenção preditiva: indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base  no projeto e informam possíveis desvios, desgaste ou processo de degradação;
  • Manutenção preventiva: efetuada para reduzir a probabilidade de falha. É uma intervenção prevista, preparada e programada;

  • Manutenção corretiva: caso mesmo com toda a predição e prevenção, ocorra um problema, há equipes de prontidão para agir de forma corretiva e resolver no menor tempo possível.

Compartilhe agora na sua rede preferida

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

eBook_contrucao-de-data-center
New Call-to-action

Posts Recentes