Telefones

Climatização para Data Centers: Como evitar o superaquecimento

data center climatização.jpg

Os Data Centers, especialmente quando o negócio exige missão crítica, precisam ser projetados e construídos para garantir alta disponibilidade do sistema. Além das ameaças físicas, como fogo, fumaça, vazamentos, gases corrosivos e campos magnéticos, existem riscos de infraestrutura que podem danificar o hardware e dados e levar os equipamentos à falha - entre eles está o superaquecimento.

Quando acontece um problema com a climatização do Data Center, o sistema fica suscetível à queda, o que pode interferir seriamente na continuidade das operações da empresa e causar grandes prejuízos.

Antigamente, a solução encontrada pelas organizações era encher a sala dos servidores de aparelhos de ar-condicionado. Contudo, já foi comprovado que essa medida não é adequada para garantir a temperatura ideal do ar de entrada nos servidores. Por falta de conhecimento sobre o gerenciamento adequado do fluxo de ar, os racks não eram distribuídos da forma correta e tinha-se muitos problemas como

  •         Bypass    -   Quando o ar resfriado pelos equipamentos de ar condicionado retorna diretamente para os mesmos sem ter cumprido a sua missão de promover o resfriamento dos servidores instalados nos racks;
  •         Recirculação  -    Quando o ar quente de saída dos servidores retorna para a entrada dos mesmos, ou de outros servidores próximos, causando superaquecimento destes servidores. Os locais onde isto ocorre são chamados de “hot spots”.

Ainda, a tecnologia existente na época não era tão avançada como a de hoje e a utilização de equipamentos convencionais de fator de calor sensível inferior a 0,9 obrigava a instalação de mais aparelhos de refrigeração para se obter a vazão de ar necessária.

A boa notícia é que agora existem diversas soluções de climatização para Data Centers que propõem alternativas mais inteligentes e eficientes para assegurar a temperatura adequada.


Soluções de climatização para evitar o superaquecimento em seu Data Center

Tanto se você já possui um Data Center e está preocupado com a climatização do ambiente, quanto se você precisa projetar e construir um totalmente novo que já atenda aos requisitos ideais de temperatura, deve optar pela contratação de uma empresa especializada em projetos de climatização para Data Centers.

Os profissionais especializados avaliarão o fluxo de ar por meio de simulações CFD – Computational Fluid Dynamics, de forma a se verificar ainda na fase de projeto como ocorre a distribuição do ar no ambiente, que é o fator crucial para a eficiência do sistema de climatização de um Data Center.

Isso quer dizer que, apesar do conhecimento que possuem sobre as melhores técnicas de disposição de servidores - distribuição de racks formando corredores “quentes” e “frios”, e também confinamento de corredores - os especialistas ainda definirão qual é a melhor solução de climatização para o seu Data Center via cálculos termodinâmicos complexos hoje disponíveis nos softwares de simulações CFD.

Já o tipo de climatização indicado para seu Data Center dependerá de inúmeras variáveis, como: localização, layout do ambiente, custos de energia e de água no município, investimento inicial e custo de operação. Quem poderá indicar a melhor opção? Mais uma vez, o especialista em climatização de Data Centers! Mas se você quiser se informar sobre os diferentes tipos, acesse “Os diferentes tipos de climatização para Data Centers e a que demandas atendem”.

Após a implantação, você pode verificar se a climatização do seu Data Center está funcionando como deveria por meio do monitoramento constante das temperaturas do ar de entrada em todos os servidores, que devem ficar entre 18ºC e 25ºC. Também é fundamental acompanhar de perto os custos operacionais (energia, água, manutenção, etc) dos sistemas de climatização instalados e comparar com o que foi idealizado no projeto.

New Call-to-action

Compartilhe agora na sua rede preferida

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

New Call-to-action