Telefones

CFD é garantia para reduzir custos com energia no Data Center

cfd-climatizacao

Os gestores de Data Centers são cada vez mais exigidos para manterem essa infraestrutura de alta criticidade tão eficiente quanto possível. Isso significa administrar melhor as cargas de trabalho e também reduzir custos de energia no Data Center.

Segundo um estudo realizado pelo Data Center Knowledge, essas estruturas consumiram 2% de toda energia elétrica do EUA, um gasto de cerca de US$ 70 bilhões. Já a consultoria Gartner estima que cerca de 10% das despesas operacionais são com energia e essa porcentagem vai subir para 15% nos próximos anos.

A mesma pesquisa do Gartner apontou que a climatização gasta 40% da energia elétrica de um Data Center, perdendo apenas para os servidores.

Esse panorama traduz outro grande desafio da TI: melhorar a climatização do Data Center buscando a eficiência energética e, assim, diminuir despesas. Nesse processo, a tecnologia CFD (Computational Fluid Dynamics) pode ajudar ou ser determinante. Quer saber como? Continue lendo esse texto.

Explore o CFD

O CFD está ganhando popularidade como uma ferramenta para analisar a eficácia do resfriamento dentro dos racks. É um software operado por uma equipe capacitada e especializada que permite uma análise detalhada em 3D de como o ar frio está se movendo no ambiente, identificando potenciais ‘hot spots’ onde os equipamentos estão recebendo pouco fluxo de ar. O mapeamento térmico também pode encontrar áreas que estão mais frias do que o necessário, desperdiçando refrigeração e energia, dentre outras análises sobre o funcionamento do sistema de refrigeração do Data Center..

Ele deve ser utilizado periodicamente e ajuda a manter a climatização do Data Center mais eficiente possível avaliando opções, ponderando a causa e o efeito das alterações e permitindo analisar soluções que tragam melhorias na eficiência da refrigeração por meio de simulação. Tudo antes que qualquer alteração realmente ocorra na vida real.

Usada durante muitos anos nas indústrias aeroespacial, biomédica e até no desenvolvimento de gráficos de filmes e jogos, a modelagem de CFD agora está se mostrando uma ferramenta de manutenção viável. Esse tipo de software também fornece informações valiosas sobre o estado atual do Data Center, bem como previsões sobre o que pode acontecer no futuro.

Conheça, abaixo, quatro utilizações de uma ferramenta robusta de modelagem CFD.

Tomar decisões sobre como melhorar a climatização do Data Center

Como, por exemplo, saber se os aparelhos de ar condicionado estão adequados para a carga térmica existente no Data Center? Ou se poderão suportar o crescimento futuro da carga térmica por rack do Data Center?

Ao utilizar a modelagem de CFD é possível avaliar o desempenho das máquinas de ar condicionado e testar várias abordagens em termos de impacto na disponibilidade, capacidade e eficiência sem ter que mover equipamentos ou dispositivos. Com esse software é possível:

  • Analisar a eficácia do resfriamento dos racks;
  • Localizar áreas que recebem mais ar frio do que o necessário;
  • Identificar possíveis pontos onde os equipamento não recebem fluxo de ar suficiente;
  • Detectar locais onde o ar frio se mistura com o ar quente, reduzindo a eficácia do resfriamento;
  • Analisar fluxos de ar sob pisos elevados;
  • Analisar qual o melhor tipo de solução para o insuflamento do ar para os racks - se placa perfurada ou grelha de alta vazão.


Alterar as configurações do Data Center

Quer ver o que acontecerá se o layout do Data Center for alterado ou se um ou mais equipamento for trocado por outro? O software de modelagem de CFD permite executar um simulado completo.

É possível também comparar os impactos de diferentes soluções de enclausuramento de corredor. Por exemplo, se você está indeciso entre as soluções de contenção de corredor (quente ou frio), experimente-as por meio da modelagem de CFD primeiro para ver como cada uma delas impacta as operações do Data Center.

Gerenciar proativamente o crescimento da TI

À medida em que o Data Center cresce, são adicionados novos equipamentos de TI, aumentando a carga térmica. Atualizar esses dispositivos pode causar um desequilíbrio dentro da sala, fileira ou rack.

A distribuição dos equipamentos de TI e soma da carga térmica produzida por esses componentes determina a solução de refrigeração do Data Center. Simular a configuração atual ajuda a saber a real condição do ambiente e se será necessário realizar modificações das unidades de resfriamento e/ou localização dos equipamentos de TI, por exemplo. Tudo isso para otimizar a distribuição da carga dos equipamentos e o fluxo de ar.

Reduzir custos de energia no Data Center

Se o seu Data Center está gastando mais energia do que o previsto, apresenta pontos de calor com climatização deficiente e está trabalhando longe da produtividade que deveria alcançar, o CFD pode fazer a diferença. Confira como:

  • A modelagem auxilia na definição da melhor solução para o aumento da eficiência da climatização do Data Center, mantendo a temperatura de ar nos corredores frios mais uniforme, economizando no uso desnecessário do ar condicionado;
  • Orienta a não instalação dos equipamentos de climatização perto dos racks e perpendiculares aos racks. Essa ação maximiza o resfriamento onde é necessário.

Agora que você conhece todos os benefícios da utilização do CFD no seu Data Center não perca tempo. Escolher o parceiro mais especializado do mercado é a garantia que a análise da eficiência da climatização do seu Data Center serão realizadas com dedicação e excelência.

e

Compartilhe agora na sua rede preferida

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

eBook_contrucao-de-data-center
New Call-to-action

Posts Recentes