Telefones

4 motivos para investir na manutenção especializada de Data Centers

Data Center Manutenção.jpg

Garantir a alta disponibilidade de Data Centers e a continuidade dos serviços no ambiente corporativo é hoje um grande desafio dos CIOs, já que cada vez mais as companhias dependem de seus Data Centers para armazenar dados e serviços que garantam a realização dos negócios e a prestação de serviços.

Qualquer falha neste sistema pode ser crucial para a operação. Por isso, considerar a manutenção do Data Center ao longo do tempo é fundamental para que ele não se deteriore e fique obsoleto.

A empresa que investe em um serviço de manutenção especializada garante a continuidade de suas operações e a disponibilidade do Data Center por meio da boa conservação do ambiente.

Confira quatro importantes motivos para investir nesse serviço:

# 1 - Estoque de peças de reposição

É fundamental contar com um modelo de manutenção especializada de Data Centers que conte com reposição de peças. Por isso, verifique se o fornecedor possui um estoque de peças próprio e se prevê no contrato a reposição das principais peças.

Dessa forma, seu Data Center não sofre com problemas de continuidade da operação por conta da demora na reposição de peças.

# 2 - Manutenção preditiva e preventiva

Em se tratando de disponibilidade de TI, ir além da correção é fundamental para evitar possíveis paradas. É preciso que o fornecedor haja de forma não apenas corretiva, mas também preditiva e preventiva.

A manutenção preditiva, por meio de softwares como DCIM, por exemplo, gerencia a vida útil de cada peça e a repõe antes que se detecte qualquer anomalia. Já as visitas preventivas são realizadas periodicamente, com cronograma aprovado pelo cliente, para checar toda a infraestrutura e fazer as reposições e melhorias necessárias.

O objetivo é agir muito antes de qualquer problema surgir.

New Call-to-action

# 3 - Rapidez no tempo de atendimento

Quando se investe em um serviço de manutenção para Data Center, o cliente define a rapidez com que um chamado deve ser atendido. Isso é firmado em contrato com o fornecedor e gera multa, se não cumprido. É uma garantia de que as equipes chegarão ao local em tempo hábil e que o tempo de resposta será pequeno, minimizando assim o risco de agravamento do problema.

Além disso, o atendimento é 24x7, podendo ser feito em horários em que normalmente não há ninguém no Data Center, como madrugadas, fins de semana e feriados.

# 4 – Agilidade por meio da monitoração remota

Algumas empresa oferecem, como serviço adicional, a monitoração remota do ambiente. A monitoração remota agiliza o tempo de resposta a um problema pois não é preciso abrir um chamado: assim que o alarme ocorre, a equipe detecta e dispara técnicos para resolver o problema. Em contrapartida, se a empresa contrata somente o serviço de manutenção, ela precisa avisar o fornecedor que é necessário fazer uma visita.

Outro benefício desse modelo de manutenção é a comunicação redundante, em que são utilizadas duas redes de dados distintas, com links dedicados, o que traz muito mais segurança às informações.

Portanto, não coloque em risco o investimento feito no planejamento e construção do seu Data Center. Contrate um serviço de manutenção especializada e garanta a continuidade dos seus negócios.

Compartilhe agora na sua rede preferida

Sobre Nós

A Aceco TI é especializada em todo o ciclo de vida dos Data Centers, desde projeto, até a implantação, comissionamento, moving e, por fim, manutenção do ambiente.

Com a evolução tecnológica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo soluções integradas e confiáveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operações.

O blog pretende ajudar nessa missão, informando às empresas as melhores soluções de infraestrutura de TI do mercado e atualizando sobre as novidades do setor.

eBook_contrucao-de-data-center
New Call-to-action